O comentador julgou tratar-se de uma picada de um mosquito. Rapidamente se apercebeu que o motivo da paragem foi a ordem imediata do comissário da corrida intestinal para dar prioridade de passagem ao camisola castanha...
O site do Ptjornal traduziu muita mal a notícia original... o Dumolin não era o o líder da etapa, era o Líder da prova (camisola Rosa). Estava a pouco mais de minuto e meio do grupo que liderava a etapa quando lhe deu a caganeira. Perdeu 4 minutos para o vencedor da etapa e perdeu 2 minutos e picos para os 6 que estavam atrás dele na classificação geral, tendo mantido a Rosa por 30 e tal segundos. A declaração que faz quando vai receber a camisola ao pódio disse tudo: "Shit got me. Still have the pink jersey."
Não acompanho os "media" nacionais, somente raras vezes quando preciso de matéria para o blog. Mas tenho assistido a uma critica crescente acerca dos nossos "media" serem alimentados por traduções fracas e erros de escrita que até assustariam o mais analfabeto dos portugueses. Isso é um tema daqueles :-)
As pessoas não conhecem o ciclismo. Esta era uma etapa de montanha e ele estava simplesmente a largar lastro para subir melhor - como o fazem os balões de ar quente e os submarinos.
Já vai ficar conhecido para o resto da carreira de ciclista como o «caganeiras». Foi mau, mas sempre foi melhor do que ignorar a ordem intestinal e acabar com a urgência a escorrer pelas pernas a baixo.